sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Agosto 2008

Normalmente Agosto é mês de férias (não sou emigrante mas é a única altura laboral melhor para gozar as merecidas férias durante 3 ou 4 semanas).

As férias estão sempre associadas a sair do habitat na companhia de amigos mas este ano isso não aconteceu.

Não tive bebé mas tinha 2 filhotes felinos à minha responsabilidade e seria a única boa altura para os operar para não ser avó a curto prazo.

Com a recuperação do Biscoito não havia problema pois era acordar da anestesia e estava pronto para outra (nunca pensei ver aquele gato, que é tão hiperactivo, tão mocado e a cambalear tanto) mas a Maria ia precisar de mais atenção e cuidados. Tinha que evitar que ela lambesse a costura, que arrancasse os pontos (o que acabou por acontecer por mais atenção que eu tivesse…de 4 pontos tirou 3 mas felizmente não houve complicações e correu tudo pelo melhor), que andasse em correrias e brincadeiras com o Biscoito, que pulasse, enfim…tinha que a ter o mais quieta possível.

Nas primeiras noites, fui dormir para a sala sempre atenta a possíveis movimentos… No dia seguinte tive que ir com ela à veterinária para lhe colocar um “funil” para que ela não conseguisse de todo lamber a ferida (pois que 2 dos 3 pontos que ela arrancou foi já estando com o “funil”).

Em quase duas semanas pouco saí de casa, era só para ir à veterinária ou fazer coisas rápidas e quando isso acontecia eles ficavam separados para evitar as tais brincadeiras em que ela não podia alinhar.

Foi uma experiência nova e enriquecedora, a mesma Maria que, ao inicio fugia de mim e que não era nada sociável, ficou mais chegada a mim, mais mimalha e mais sociável.

Antes da odisseia felina fazer parte da minha vida, a Xaninha propôs-me irmos uma semaninha visitar o nosso amigo Tiago à Suécia.
Quando a Maria e o Biscoito foram lá para casa já tínhamos a viagem comprada, por isso pedi à madrinha dos dois para durante essa semana ir lá a casa dar lhes miminhos, comida e trocar a areia (mais uma vez Muito Obrigada pela tua disponibilidade e ajuda neste sentido).

E assim foi, lá voámos nós rumo a Gotemburgo (com escala em Amesterdão) às 05h da manhã, conclusão de directa…

O Tiago foi nos buscar ao aeroporto, como não poderia deixar de ser, e depressa se encarregou de nos instalar e de nos começar a mostrar de tudo um pouco nos dias em que lá estivemos. Passeámos por Gotemburgo (um bocado zombies pois não tínhamos dormido), experimentámos costumes gastronómicos suecos e outros (pizza do turco e sushi), fomos ver paisagens espectaculares na costa, comemos uma sopa maravilhosa num restaurante super agradável, enfim não parámos… Confesso que no dia em que passeámos mais tempo em Gotemburgo não me orientei (talvez devido ao meu estado zombie, lá está) mas o que me estava realmente a deixar feliz foi o facto de estar a conhecer a cidade que faz parte da vida do meu amigo!

Quando da negociação da viagem com a Ginja Tours, foi-nos proposto apanharmos o avião em Gotemburgo rumo a Estocolmo, onde ficaríamos 2 noites. Assim aconteceu…lá fomos as duas à descoberta de Estocolmo.

Já tínhamos marcado alojamento num hostal em plena Gamla stan (parte histórica e mais turística de Estocolmo), por isso mal saímos do comboio (que faz a ligação do Aeroporto à cidade) fomos logo em direcção ao local onde iríamos pernoitar 2 noites. Ainda era cedo para fazermos o check in mas tínhamos que deixar as malas para começarmos a visitar a cidade. Posso já adiantar que este hostal se recomenda, muito arranjadinho e asseado.

Foi sempre a abrir… Visitámos Museus e Igrejas (a destacar o Vasa que é sem dúvida imponente), sem querer e devido a uma grande e súbita chuvada assistimos ao render da Guarda no Palácio Real, passeámos em todas as ruas possíveis e imaginárias, entrámos e saímos das lojinhas quase todas (que são muito chatas eh eh eh), passeámos de barco pelos canais, passeámos umas belas horas no Skansen, andámos de “bus turistique”, de eléctrico e muito a penantes!!!!

O que mais me impressionou, principalmente por estarmos a falar de um país nórdico, foi a quantidade de esplanadas espalhadas pelas ruas, as quais estão cheias…Esplanadas essas que têm mantas para os clientes se aquecerem e, Atenção, as mantas ficam lá… Estão a ver isto a acontecer no nosso querido país, não está? Ainda pensavam que estava incluído no preço do café ou então que era souvenir eh eh eh!

Ao contrário do que normalmente se ouve, achei as pessoas simpáticas e civilizadas e outra coisa a referir: pode-se pagar o que quer que seja e em qualquer lugar com cartão multibanco (até para dar esmolas na Igreja pode-se passar o cartão lol) e caixas multibanco são muito poucas pois acabam por não ser necessárias.

Estocolmo é sem dúvida uma cidade a revisitar!!!!

Acabo este post por agradecer ao Tiago e à Sofia pela tão afável hospitalidade e à Xaninha por ter tido a ideia desta viagem (és realmente a amiga mais “idiota” que eu tenho)!!
Muito Obrigada meus amigos pelos bons momentos passados nessa semana!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

välkommen tillbacka :)

Volta sempre!

bjnhs

Tiago